segunda-feira

Boa noite!
 
A matéria abaixo, foi publicada em: http://yogajournal.terra.com.br/show_yoga.php?id=405

Gostamos do artigo e decidimos compartilhar com você, 

Esperamos que goste, 

Namastê

Marcela e Renata

Grávidas descobrem benefícios do Yoga

Yoga pré-natal facilita o trabalho de parto e promove conexão entre mãe e bebê


Yoga pré-natal facilita o trabalho de parto e promove conexão entre mãe e bebê




Os exercícios físicos sempre foram parte da rotina de Heidi Quick, de 30 anos. Ela corria todos os dias na esteira, fazia Yoga e Pilates. Por isso, quando engravidou ficou preocupada de não ter energia o suficiente para se exercitar. “Eu realmente achei que teria que parar porque dizem que o nível de energia cai”, diz ela, que espera o primeiro filho para o final de maio.

Ela ouviu falar de um programa de Yoga para gestantes no Neenah-Menasha YMCA (Associação Cristã de Moços), em Appleton, Wisconsin (EUA) e se matriculou. “Eu gosto muito das aulas e me sinto cheia de energia”. “Só porque a mulher engravidou não quer dizer que é hora de não fazer nada e só relaxar”, é o que diz Jill Rasmussen, diretor de saúde e fitness da YMCA. Qualquer gestante pode manter um programa de exercícios ou começar um novo, assim que o médico autorizar.

“Eu não vejo nenhuma razão para a mulher parar de se exercitar”, diz Rasmussen, que também é professor do programa para grávidas. Alguns especialistas recomendam exercícios leves como caminhadas, natação, hidroginástica, bicicleta na academia e exercícios aeróbicos de baixo impacto. Exercícios ajudam as mulheres grávidas a lidar com as mudanças diárias com seus corpos, proporciona resistência durante o trabalho de parto e muitas vezes acelera a recuperação pós-parto. “Yoga prepara as gestantes para um dos momentos mais desgastantes das suas vidas, é um esforço tremendo ter um bebê e esses exercícios vão ajudar a mulher na hora de dar à luz”, diz Rasmussen, mãe de quatro filhos.

Ela alerta que os exercícios não devem ser usados com a intenção de perder peso. Apesar de que algumas mulheres ajudarem a mulher a não engordar muito. Rasmussen avisa que também não é momento de adicionar ou intensificar o programa e a prática de alguns esportes devem ser evitados como futebol, vôlei e outros.

Dr. Yu-Chin Fang, obstetra do ThedaCare Physicians-Clintoville, afirma que os médicos autorizam as mulheres grávidas a se exercitarem desde que a gravidez não esteja passando por complicações como sangramennto, pressão alta, problemas cardiovasculares e no colo do útero. “Não há nenhuma evidência científica que exercícios podem ser prejudiciais à gestante e ao bebê. Além disso, nós motivamos que as grávidas se manterem em forma”, diz o médico.

Katy Shaffer seguiu as recomendações do médico e fez aulas de Yoga pré-natal há dois anos. Agora, grávida novamente, ela vai começar a prática. “Yoga visa ajuda a preparar o corpo para o momento do nascimento. Além disso, me ajuda a manter centrada, a respirar corretamente e abrir os quadris. A hora melhor é quando acaba a aula e eu me concentro e sinto meu bebê”, diz Shaffer, de 29 anos. Ela notou como o Yoga realmente ajuda durante o parto. “Eu usei algumas técnicas de concentração e respiração quando começaram as primeiras contrações”. Catherine Zehner, fundadora do Centro Santuário para Yoga e Cura em Menasha, diz que o Yoga trabalha todo os órgãos do corpo. Entretanto, quando praticarem durante a gestação, é importante saber ouvir o corpo. “Quando as mulheres estão grávidas, elas soltam um hormônio chamado relaxina que a deixa mais flexível, então é bom evitar alongar muito naquelas posturas que antes eram difíceis de executar antes da gravidez”, avalia.

Yoga e outros exercícios relaxantes ajudam a gestante a se concentrar e a deixá-las mais tranqüilas no trabalho de parto. “Yoga foca tanto no corpo como na respiração, o que é essencial na hora de dar à luz. A respiração é uma importante ferramenta que cria um efeito calmante em todo o sistema nervoso, ajuda a superar o medo”, diz Zehner.

Lisa McCarthy, de 30 anos, conta que o seu primeiro parto foi relativamente fácil, graças ao Yoga. “Eu acredito que estava em boa forma física e não pareceu tão estenuante como achei que fosse ser”, diz ela, que espera o segundo filho e já está no Programa de Yoga e Exercícios para Grávidas.
Fonte: www.postcrescent.com

No Brasil

Há vários estúdios de Yoga que já oferecem programas especiais para gestantes. É importante que a grávida já tenha obtido autorização médica. O momento ideal de começar é após o primeiro trimestre, já que nos primeiros meses de gestação os riscos de complicações e de aborto são grandes. A partir do momento que o obstetra der a autorização, as aulas podem começar. As posturas devem ser adequadas às gestantes, a menos que ela já seja uma praticante avançada, mas mesmo assim, é preciso fazer algumas adaptações.

Para Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida como Fadynha, terapeuta, especializada em yoga pré-natal e diretora do Instituto Aurora, do Rio de Janeiro, e autora do livro “Yoga para Gestantes” (ed. Ground), o yoga ajuda não só a atenuar, mas a também evita os sintomas desagradáveis da gravidez que, segundo ela, na maioria das vezes, é uma falta do cuidado que a mulher nunca teve com o corpo e só lembra de fazer alguma coisa quando está grávida. “O parto exige muito da mulher. Cada parte do corpo deve ser trabalhada e fortalecida em um estágio da gravidez, como aprender a controlar a respiração para manter o bebê e a musculatura oxigenada e aliviar a dor, manter a calma e liberar as endorfinas; executar asanas para o trabalho nos braços e pernas, pois a força física será muito importante na hora do parto e também melhorar o alongamento e flexibilidade da pelve a fim de facilitar a descida do bebê”, diz a especialista, que já ensinou mais de 12 mil gestantes ao longo de 30 anos.

Existem também outras partes do corpo que não devem ser esquecidas como a região do períneo, que deve ser trabalhada para fortalecer e dar elasticidade, essencial para ter um bom desempenho e evitar rompimentos desnecessários.

É importante que se tenha uma profissional preparada, pois é nesse momento que as grávidas vão esclarecer suas dúvidas e precisam de alguém que tenha conhecimento e treinamento específico. Os pranayamas que são os exercícios respiratórios ajudam a administrar a dor das contrações, assim como a meditação contribui para o relaxamento e concentração.

No yoga, a preparação mental é física representa um caminho a seguir diariamente, na prática pré-natal, ela aprende a ouvir seu corpo e a confiar em si mesma e nos resultados da prática. Uma intimidade profunda com o corpo eleva o poder intuitivo e afasta pensamentos racionais. A gestante que souber trabalhar o corpo com asanas, pranayamas e meditação estará preparada para um parto tranqüilo e desenvolverá uma conexão perfeita com o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário